sábado, 20 de janeiro de 2018

PORQUE É QUE OS URSOS POLARES NÃO COMEM PINGUINS?

Na passada quinta-feira, dia 18, a Equipa da Biblioteca Escolar - em articulação com a Livraria Vício das Letras e a Editora Gradiva - promoveu um encontro com o cientista português José Xavier.
Porque é que os ursos polares não comem pinguins? foi o mote para longas conversas sobre Experiência Antárctica - relatos de um cientista polar português, livro escrito por este Biólogo Marinho, que partilhou momentos interessantes das suas expedições à Antártida e transmitiu conhecimento científico pertinente para alunos (dos 2º, 3º ciclos e ensino secundário) muito curiosos e ávidos por verem as suas perguntas e dúvidas esclarecidas.
José Xavier possibilitou a todos os presentes o contacto com alguns materiais recolhidos no seu trabalho e trouxe ainda acessórios que utiliza (obrigatoriamente) nas suas experiências antárticas. Um aluno do 2º ciclo pode mesmo sentir-se investigador na Antártida, vestindo e utilizando alguns dos acessórios usados pelo cientista nas suas inúmeras expedições, o que muito agradou aos alunos presentes.
A partir dos seus registos fotográficos e de vídeo, e das suas palavras, pudemos embarcar numa pequena viagem até às terras gélidas do Polo Sul. Agradecemos a José Xavier o entusiasmo e a entrega com que presenteou os nossos alunos neste dia dedicado à ciência, a todos os professores que colaboraram na organização desta iniciativa e o apoio dos parceiros envolvidos: Vício das Letras e Gradiva. 

"Há vinte anos que estou de férias, porque adoro o que faço. Independentemente do que escolham fazer no vosso futuro, sejam bons naquilo que fizerem". José Xavier




Sem comentários:

Enviar um comentário

A POESIA Liberta...

 Há datas que não se esquecem... No dia 21 de março, as portas das salas de aula abriram-se para receber a POESIA.